em que epoca você gosta de Marudá

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

chuva de meteoro hoje dia 13/12


QUER ASSISTIR À CHUVA DE METEOROS GEMINÍDEOS NESTA MADRUGADA? VEJA AS DICAS!

13 de dezembro de 2012

Na madrugada desta sexta-feira ocorre um dos maiores show do ano de estrelas cadentes. Trata-se da chuva de meteoros Geminídeos, que vem ocorrendo ao longo desta semana e que terá seu auge na madrugada desta sexta-feira. Se você estiver em São Paulo, por exemplo, o melhor horário será às 3h15 da manhã. Em um lugar com pouca interferência da luz, será possível observar de 80 a 130 meteoros por hora. Já em um local muito iluminado da capital paulista, essa média cai para dois por hora.

Para localizar no céu a constelação de Gêmeos, de onde parecem “surgir” as estrelas cadentes, a dica é procurar no horário indicado pela estrela Sirius, ela é muito brilhante e estará bem acima da sua cabeça. Próximo dela, estão as Três Marias e, ao lado direito, outra estrela brilhante, a Procyon. Abaixo dela, ao norte, estarão as duas estrelas de Gêmeos. Caso você disponha de uma bússola, localize o norte e suba 40 graus. A observação pode ser feita a olho nu.

Você também pode baixar alguns aplicativos no seu celular para se localizar no céu como Google Sky Map, Meteor Shower Calendar ou Meteor Night. Todos estes são grátis.

Este fenômeno é um dos mais esperados do calendário, com radiante na constelação de Gêmeos. Enquanto a maior parte dos meteoros tem origem a partir de pedaços de cometas, os Geminídeos partem de um asteroide chamado Phaethon 3200, que lançou no espaço pedaços e detritos que estão em órbita. Todo mês de dezembro, a Terra passa por essa nuvem de objetos, que proporcionam um magnífico show de “estrelas cadentes”.
fonte:http://seuhistory.com/noticias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário